Coleção de livros: 50 Ícones que Inspiraram a Moda - Paula Reed

27 de mai. de 2020

Olá meus amores! A resenha literária de hoje é especial para quem é apaixonado por moda, pois vamos falar de uma coleção de livros escrita pela autora britânica Paula Reed composta por 5 livros onde ela apresenta 50 ícones que inspiraram a moda nas décadas de 1950, 1960, 1970, 1980 e 1990. Os livros fazem parte de uma projeto do  Design Museum de Londres e foram trazidos para o Brasil pela editora PubliFolha.

livro 50 icones que inspiraram a decada 1950

Cada um dos livros nos mostra da onde surgiram grandes tendências dessas décadas, e quem ou o que inspirou esse fato, sejam eles estilistas, modelos, filmes, movimentos culturais ou estilo musical.

livro 50 icones que inspiraram a decada 1960

1950: 
A sociedade do pós-guerra recebeu com entusiasmo a nova cultura de moda, pautada por consumo, feminilidade e elegância, mas também pelo movimento beatnik e pela entrada das mulheres no mercado de trabalho.


1960: Período de experimentação e liberdade de estilo. Inspirada pela música dos Beatles, pelo cinema da Nouvelle Vague, pela Pop Art de Andy Warhol e dentre tantas outras referências culturais, essa década deixou como legado para a moda a ousadia no uso de cores e formatos.


1970: A regra é não ter regra, esse foi o lema dos anos 70. Com um novo cenário em crise, explodiram tendências ligadas a músicas e protestos.


1980: Marcada pelas roupas com grandes ombreiras, que transmitiam uma imagem de poder e riqueza, a década de 1980 viu o mundo corporativo crescer, bem como a indústria da indumentária.


1990: Os anos 1990 se caracterizaram pelo movimento contrário à extravagância da década anterior, levando o cenário fashion a uma atitude mais introspectiva e autocrítica, essa década teve menos ostentação e mais estilo. Conforto e atitude tornaram-se essenciais. 


Toda a coleção segue o mesmo padrão editorial: Livros de capa dura, cores vibrantes, fotos bonitas e linguagem clara e  objetiva (sem palavras difíceis ou termos técnicos). As folhas da esquerda possuem um pequeno texto contando a historia, e a página da direita contem uma foto ou imagem relacionada ao tema do texto.

livro 50 icones que inspiraram a decada 1990

Eu sou apaixonada por por essa coleção de livros de moda, todos eles são lindos e possuem uma diagramação impecável!

livro 50 icones que inspiraram a decada 1970

O que vocês acharam dessa coleção de livros? Me falem qual tipo de livros vocês mais gostam!

Um super beijo, e até o próximo post!



Um comentário:

  1. Oh my goodness, these books look incredible! I love that they are separated by decade. That is such a lovely idea.
    the creation of beauty is art.

    ResponderExcluir

Toda Charmosa
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL